A Diabetes mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla, causada pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina em exercer corretamente seus efeitos, resultando em altas taxas de açúcar no sangue, conhecida como hiperglicemia. A insulina, produzida pelo pâncreas, é responsável pela regulação do metabolismo, ajudando na quebra da glicose para fornecer energia para o organismo.
Para o tratamento dessa doença, os pacientes com diabetes tipo 1 precisam receber injeções diárias de insulina para manter os níveis de glicose no sangue dentro dos valores considerados normais. Para pacientes com diabetes tipo 2, outros medicamentos podem ser indicados, dependendo do caso.
A pergunta é: os planos de saúde podem negar o fornecimento de tratamento para diabetes, incluindo medicamentos de alto custo, mesmo com prescrição médica?
Não é permitido impor limitações na cobertura do tratamento da diabetes quando há uma prescrição médica, mesmo que o procedimento solicitado não esteja na lista de cobertura mínima da ANS.
Portanto, se você receber uma prescrição médica fundamentada para qualquer tratamento adequado para restabelecer sua saúde e preservar sua integridade física, como o uso de canetas injetoras, sistemas de infusão contínua de insulina (bombas de insulina) ou sensores de glicose, seu plano de saúde não está isento de custear o tratamento.
Compartilhe esta informação com alguém que possa estar precisando!
Estamos à disposição para ajudar a manter sua saúde em dia. Conhecemos todos os seus direitos e atuamos em seu benefício!